Trabalho em grupo 5 sem
Sete Lagoas
2014
A importância dos jogos na Educação Infantil
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,5º semestre, para as disciplinas Ensino da Arte e Música, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Natureza e Sociedade.
Sete Lagoas
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho em grupo, que tem como eixo articulador das disciplinas “O espaço educativo na Educação Infantil” nos trouxe o desafio de participarmos de uma experiência e aplicar nossos conhecimentos adquiridos nesse semestre na produção de um jogo para a educação infantil. Além disso, empreender uma atitude investigativa sobre o lúdico e fazer uma associação entre os conhecimentos teóricos e a prática. Primeiramente realizamos uma pesquisa sobre os tipos de jogos para a educação infantil, com seus conceitos e objetivos. Criamos então o jogo e após testarmos no grupo, aplicamos em alunos da educação infantil de uma escola da rede municipal de educação de nosso município, Sete Lagoas. Finalizamos nosso trabalho com uma leitura dos trabalhos individuais, onde pudemos verificar e refletir a importância da ludicidade na prática.
DESENVOLVIMENTO
Como discutido nos portifólios individuais a associação entre a educação da criança ao jogo não é algo novo. No processo de ensino-aprendizagem o jogo deve ser aceito como um meio de estimular o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, lingüístico e psicomotor de propiciar aprendizagens específicas.
De acordo com a professora Adriana Friedmann, é fundamental tomar consciência de que a atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança: suas emoções, a forma como interage como seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico, sua formação moral. O jogo implica