Sintaxe Do Livro O Monge E O Executivo
Administração 2015.1 - 4º Período – Cultura Organizacional
Síntese do Livro – O Monge e o Executivo – James C. Hunter
O livro mostra que poder é quando as pessoas realizam suas tarefas através da pressão, da ameaça, enquanto que autoridade é quando elas realizam por boa vontade delas, pela influência do líder. Liderar é conseguir que as coisas aconteçam através das pessoas, executando tarefas e construindo relacionamentos saudáveis. É necessário quebrar paradigmas, como na mudança da organização piramidal, onde os clientes passam a ficar no topo da pirâmide, sendo assim o mais importante elemento dela.
Para ser um líder são necessários sacrifícios, precisa ser servil, saber discernir a diferença entre necessidade e vontade, identificar e atender as necessidades dos liderados, para isso ele precisa ser bom ouvinte, ou seja, dar a devida importância ao que os outros falam, com respeito, paciência e humildade.
O comportamento é uma questão de escolha, e nos responsabilizamos por elas, podemos escolher ser bondoso, honesto e compromissado, esse comportamento é consequência de nossos sentimentos. Nossos relacionamentos e comportamentos são como jardins, não basta plantar para colher, tem que cuidar... motivação e normalização são formas de cuidados com o ambiente.
É necessário obter o hábito de liderança, ou seja, que todas as habilidades de um bom líder sejam intrínsecas do seu caráter, realizados através de suas ações. Para toda causa há um efeito, os líderes são espelhos dos liderados, então devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratado. Vimos e encontramos as coisas que procuramos, por isso, é interessante olhar o lado positivo das coisas e das pessoas, e a forma que vimos o mundo é como nós somos e não com ele é, logo, devemos olhar o mundo por outros ângulos.
Respeito, uma boa sintonia com Deus, e contribuições para a vida dos outros, são legados que um líder pode deixar até depois de