Resenha - o líder que vende e faz vender
Abordar as principais questões que envolvem o assunto LIDERANÇA não é uma tarefa simples, considerando que bibliografia a respeito deste fascinante tema é bastante vasta. Quem se der ao prazer de visitar as melhores livrarias comprova esta afirmação: são milhares de revistas, jornais, newsletters, informativos, artigos, vídeos e livros que tratam deste assunto. O desafio, portanto, é o de decidir quais os aspectos que são os mais significativos quando se trata de liderança efetiva.
O livro “O Vendedor Pit Bull”, do empresário e palestrante Luis Paulo Luppa, vendeu mais de 100 mil exemplares no Brasil desde que foi lançado, há dois anos. Após o sucesso da obra, inclusive em países da América Latina, Europa e Estados Unidos, Luppa escreveu também outros títulos voltados para os profissionais da área.
No quarto livro da coleção, “O líder que vende e faz vender”, Luppa procura abordar os diversos aspectos do que ele compreende ser uma liderança de resultados, contrapondo-os com outras manifestações ou tipos de práticas. Isso com um olhar especialmente voltado a gestão de times de vendas.
O livro é dividido em 5 capítulos e é finalizado com uma lista de sintomas de ausência de liderança dentro de empresas. A proposta do autor foi usar de linguagem bem acessível com um ritmo e fluência que aparenta quase uma conversa. Mistura também certo humor, metáforas simples e anedotas durante sua explanação.
Na introdução ele tenta contextualizar a liderança de resultados como alternativa imprescindível para alcance de metas atuando no mercado atual. Ele afasta a imagem do líder por resultados daquele proposto pelo monge e o executivo, por exemplo, que meditam, aconselham e orientam. O líder de resultados seria vertical, disciplinado e determinado ao objetivo. Ele ainda declara que não existe problema de venda, existe problema na ação de vendas.
O primeiro capitulo é