Trabalho Metodologia I Educa Ao Politica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
EDUCAÇÃO POLITICA E SISTEMA ELEITORAL. A MESCLA ENTRE SISTEMA MAJORITÁRIO E SISTEMA PROPORCIONAL DE LISTA ABERTA NAS ELEIÇÕES - UMA PROPOSTA DE CARTILHA EXPLICATIVA.
Francis Lázaro Júnior
Alfenas-MG
Julho/2014
INTRODUÇÃO:
O sistema eleitoral brasileiro apresenta-se demasiado complexo devido às diferentes formas de eleição para cargos do executivo e legislativo, tanto na esfera federal quanto nas esferas estaduais, municipais e distritais. A mescla entre os sistemas majoritário e proporcional de lista aberta, bem como a possibilidade de formação de coligações e o voto em legenda que o sistema eleitoral brasileiro proporciona, causam no eleitor médio ilusões sobre o funcionamento do sistema eleitoral. O seguinte projeto vem com a intensão de explorar o nível de conhecimento, por parte dos iniciantes no processo eleitoral, especificamente alunos do ensino médio, entre 15 e 17 anos, sobre o sistema eleitoral brasileiro. Apesar da não obrigatoriedade do voto, eles constituem uma parcela significativa dos eleitores no país, podendo impactar o resultado final de uma disputa eleitoral.
DESENVOLVIMENTO.
Ao analisarmos o sistema eleitoral brasileiro, verifica-se que as diferenças entre os sistemas de eleição nem sempre parecem claras à população em geral. Logo, o principal objetivo deste projeto é fazer uma análise da educação política aplicada no ensino médio - se é que, de fato, esta existe -, buscando seu entendimento e sua forma de aplicação. Pretendendo, primeiramente, beneficiar os eleitores que estão se iniciando no processo democrático eleitoral - estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares -, intencionamos, no entanto, que este projeto possa se tornar mais abrangente, podendo, futuramente, beneficiar a população em geral. Uma outra proposta desse projeto seria a criação de uma cartilha contendo informações que respondam às principais dúvidas desses