Fichamento Hobbes
O pensamento de Hobbes se baseia principalmente na teoria do Estado da Natureza. Ele é um contratualista, ou seja, ele dizia que o estado e organização é baseado em um contrato.
Hobbes explica como que o homem é naturalmente, dizendo que a mesma fez os homens iguais, tendos as mesmas faculdades de corpo e espírito.
Os contatos que ele teve com cientistas durante a sua vida o levaram a formular suas ideias filosóficas e fundir suas preucupações com problemas sociais e políticos.
As mesmas regras que regem o comportamente humano, como dito à cima, são as mesmas que regem o universo e são de origem divina. O estado natural dá-se por um homem antissocial e só se move por ou medo ou desejo.
Sua máxima é a frase "O homem é o lobo do homem." que seria a guerra de todos contra todos.
Sua principal obra é O Leviatã na qual fala sobre a estrutura da sociedade e do governo. No livro, que foi escrito durante a guerra civil, Thomas defende o sobrerano absuluto. Esse seria o soberano amparado pelo Direito Divino, sendo o único capaz de fazer com que o contrato social seja respeitado e garantir assim, a ordem e a paz.
Podemos concluir de Hobbes, então, que para construir uma sociedade é importante que cada indivíduo abra mão de uma pequena parte de seus desejos e chegue a um acordo mútuo (fim da guerra de todos contra todos)
Trata-se basicamente de estabelecer um chamado contrato social, que é transfirir os direitos que o homem possui naturalmente sobre todas as coisas em favor de um sobrerano (dono de direitos ilimitados)