Fichamento Locke
Locke foi um filosofo inglês, que é considerado o iniciador do Iluminismo e um dos fundadores do pensamento liberal. Para ele, o indivíduo era uma como uma “tabula rasa”, podendo ser condicionado e modelado pela educação. A formação do indivíduo deveria abarcar a educação do corpo, a educação moral e a educação intelectual de forma integrada.
Um dos pontos fundamentais de seu pensamento quanto a política, se transformou sensivelmente quando o intelectual passou a questionar a legitimidade do direito divino dos reis. A obra que trata desse assunto é “Dois Tratados sobre o Governo” e foi publicada nos final do século XVII. Em suas concepções, Locke defendia o estabelecimento de práticas políticas que não fossem contras as leis naturais do mundo.
Além disso Locke observou muitos de seus interesses no campo político serem tematizados no interior de seu país quando presenciou a Revolução Inglesa. Em sua visão, um poder que não garantisse o direito à propriedade e à proteção da vida não poderia ter meios de legitimar o seu exercício. Ainda sob tal aspecto, afirmou claramente que um governo que não respeitasse esses direitos deveria ser legitimamente deposto pela população. Tais direitos são chamado de Direitos Naturais.
No que se refere à propriedade, Locke usa argumentos teológicos para defender a sua própria existência. Segundo ele, o mundo e o homem são frutos do trabalho divino e, por isso, devem ser vistos como sua propriedade. Da mesma forma, toda riqueza que o homem fosse capaz de obter por meio de seu esforço individual deveriam ser, naturalmente, de sua propriedade.