TGA Pronto
Alisson Silva Lima, Héber Gabriel Pereira dos Santos, João Carlos Feitosa Vieira, Murilo Brito Correia, Vernaly Chaves Fonseca Andrade, Viviane Soares dos Santos
Resumo
O conhecimento tem se tornado a cada dia fundamental no processo de crescimento das empresas, ele se tornou matéria-prima com a qual todos trabalham e trouxe consigo novas formas de organização para o bom desempenho das mesmas. A Gestão do Conhecimento tem como principal objetivo apoiar e orientar as ações institucionais, a partir de um planejamento estratégico que inclui o conhecimento e a melhor forma de capitalizá-lo fazendo-se necessário inovação constante e criação de algo novo a cada dia através da melhoria contínua de todas as atividades. Sobre o tema, foram utilizados artigos, autores que auxiliaram na elaboração do trabalho e, depois da análise dos mesmos, foram retiradas informações importantes e realizadas comparações com o objetivo de atender a proposta do tema e elevar o conhecimento sobre o mesmo.
Palavras-chave: Conhecimento, gestão, inovação.
Introdução
A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, de modo a criar uma empresa mais inteligente e competitiva. “(...) é uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização – informações registradas e o talento dos seus membros – em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade.” (MURRAY, 1996).
Tem como principal objetivo apoiar e orientar as ações institucionais, a partir de um planejamento estratégico que inclui o conhecimento e a melhor forma de capitalizá-lo (SVEIBY, 1998).
As principais funções da Gestão do Conhecimento nas organizações consistem em identificar deforma adequados os conhecimentos relevantes para o bom funcionamento do negócio e evitar que conhecimentos estranhos, não desejados, sejam introduzidos no desempenho das funções do negócio.
As empresas devem entender que o conhecimento se tornou um ativo mais