Max 2008
A renderização de imagens e animações é bem simples, basta definir o tamanho, onde deseja salvar e mandar renderizar, normalmente basta teclar F9 depois de tudo configurado ou para usar as configurações padrão. Creio que todos conhecem bem este procedimento, pois é a única forma de obter a imagem realista da cena 3D.
Mas para renderizar com a qualidade e o padrão necessário para o local onde será exibido ou impresso, depende de muitos detalhes e de conhecer bem a mídia onde será usado.
A parte de impressão já foi explicada no Artigo Renderizando para impressão aqui no site www.tresd1.com.br, nesta matéria eu vou explicar como renderizar uma animação para ser exibida no PC e na TV.
A televisão é muito diferente do monitor de computador, isso começa a mudar com a TV digital, mas deve levar por volta de 10 anos, então, é muito importante conhecer bem as diferenças e renderizar da forma adequada para o equipamento que for usar na exibição do vídeo. Neste período de transição será pior ainda, porque haverá mais equipamentos diferentes para exibição. Haverá TVs analógicas, que mostram as imagens em Fields, mesmo se o sinal for digital, porque ele é convertido e brevemente haverá TVs digitais, ou seja, que mostram as imagens igual o monitor de computador, que não trabalha com Fields e tem mais definição.
Podemos fazer uma analogia com impressão, se você renderizar a imagem com tamanho diferente do papel que for imprimir, ela terá que ser cortada ou sobrará espaços em branco na folha, porque se aumentar, vai perder qualidade, como todos sabem.
No vídeo é a mesma coisa, com mais um agravante, a imagem muda o formato conforme a tela onde for exibida, porque a tela é feita de pixels, que são as "caixinhas" que mostram uma cor por vez para formar a imagem, se o tamanho e o formato do pixel for diferente de uma tela para outra, a mesma imagem aparecerá diferente.
É