Relatório de Biologia Celular e Molecular
A microscopia é um processo básico de toda a biologia moderna, sendo responsável por algumas das mais importantes descobertas relacionadas com a vida, como é o caso da célula e de toda a sua estrutura e funcionamento. A história da microscopia começa com a fabricação das primeiras lentes óticas, através do polimento do vidro, pelo Fiorentino Salvino d´Amato, em 1285. Estes progressos foram também tornados possíveis graças ao aperfeiçoamento dos métodos de preparação do material biológico para observação, sendo desenvolvidas várias técnicas, como a de obtenção de cortes ultrafinos e a de fixação de estruturas celulares através do uso de resinas sintéticas, entre outras. Uma variante do microscópio eletrônico com grande interesse para a biologia, já que permite a obtenção de imagens de material não seccionado, é o microscópio eletrônico de varrimento ou scanning desenvolvido pela primeira vez em 1965 pela empresa, Cambridge Instruments.
OBJETIVO
A microscopia serve para a visualização de estruturas impossíveis de se ver a olho nu. Essa prática foi realizada com o objetivo de apresentar aos acadêmicos, a parte estrutural que compõe o microscópio, nomeá-las e manuseá-las.
RESUMO
Primeiramente foi apresentado à turma, o microscópio óptico e suas formas de manuseio. Logo após, recebeu-se uma lâmina com o material para estudo e observação. Essa prática foi dividida em quatro etapas de observação, ou seja, foram usadas quatro tipos de objetivas. Primeira etapa: usou-se a objetiva de 04 que aumenta em 40 vezes o tamanho da imagem. Observou-se um aglomerado confuso de células sem muitos detalhes notáveis. Segunda etapa: o revólver foi movido para a lente objetiva de10 que aumenta a imagem em 100 vezes.