GESTÃO DE ESTOQUES
Os estoques são uma forma da organização proteger-se da imprevisibilidade dos processos com os quais lida ou está envolvida, a falta de qualidade de seus processos internos bem como dos externos dos quais depende pressionam no sentido de elevar o volume de estoques. Conclui-se que níveis elevados de estoques tendem a gerar conformidade com o erro e as causas dos problemas não são atacadas. Administração de Estoques
– Os estoques são compostos de:
– matéria-prima,
– material auxiliar,
– material de manutenção,
– material de escritório,
– material e peças em processos e produtos acabados. Eles são necessários para compensar a imprevisibilidade dos processos organizacionais e ambientais.
Justificativas para os estoques internas: – quebras de equipamentos,
– não cumprimento de prazos e condições de fornecimentos pelos fornecedores,
– fragilidade dos processos gerenciais – especialmente planejamento; Externas:
– variação da demanda,
– condições climáticas,
– sócio-econômicas, entre outros, são eventos externos à organização e que podem demandar estoques de proteção para regular o processo de produção e entrega de produtos.
Funções associadas ao controle de estoques determinar “o quê” deve permanecer em estoque. Número de itens; determinar “quando” se devem reabastecer os estoques.
Periodicidade;
determinar “quanto” de estoque será necessário para um período determinado; acionar o Departamento de compras para executar a aquisição de estoque; receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; controlar os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre a posição do estoque; manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados; e identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.
Atitudes operacionais envolvendo planejamento e controle de estoques
Assegurar o suprimento de matéria