Alienação
Trabalho solicitado pelo professor Adriano como cunho avaliativo do II Semestre de 2014
Arapiraca-AL,09 de Janeiro de 2015
Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo
Aluno: Jefté Maurício Nº: 18
Tema: Alienação
Trabalho alienado;
Consumo alienado.
Arapiraca-AL,09 de Janeiro de 2015
Alienação
A pessoa alheia a si mesmo
Alienação significa “tornar algo pertencente a outro”.
Uma pessoa alienada perde contato consigo mesma, com sua identidade e valor e passa a viver de acordo com as idéias de outra pessoa, isto é, perdem a capacidade de agir/pensar por si próprios.
Outras definições de alienação são: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura.
Atingido pela alienação,o ser humano perde contato com seu eu genuíno,com sua individualidade.Transforma-se em mercadoria.Sente-se como uma coisa que precisa alcançar sucesso no “mercado de personalidades”:sucesso financeiro,profissional,intelectual,social,sexual,político,esportivo.
Na sociedade contemporânea, o processo de alienação atinge múltiplos campos da vida humana, impregnando as relações das pessoas com o trabalho, o consumo, o lazer, seus semelhantes e consigo mesmas.
Trabalho alienado
O trabalho alienado costuma ser marcado pelo desprazer,pelo embrutecimento e pela exploração do trabalhador.
A alienação afeta muitos trabalhadores nas sociedades atuais(graças ao Taylorismo,que fragmenta o trabalho e consequentemente o saber),onde a função do operário se restringe ao cumprimento de ordens relativas à qualidade e à quantidade da produção.Tudo transcorre sem que o trabalhador possa decidir sobre o resultado final de seu trabalho e sem que tenha controle algum sobre a finalidade do que produz.Sempre repetindo as mesmas operações mecânicas,ele produz bens estranhos á sua