PROPRIEDADES TERMICAS DO NANOTUBO DE CARBONO MULTICAMADAS OXIDADOS 2
Leticia Giuliani Yashiki¹; Guilherme Wolf Lebrão²
¹Aluna de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT);
²Professor da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT);
Resumo. Este trabalho tem o objetivo de avaliar as mudanças nas propriedades térmicas da resina epóxi causadas pela adição de nanotubos de carbono multicamadas (NTC) a esta. Como a interação química entre a matriz polimérica e os NTC é fraca, estes serão primeiramente oxidados em solução ácida com a ajuda de micro ondas, e funcionalizados em silano. Em seguida, os nanotubos serão adicionados ao epóxi. Com os corpos de prova já prontos, a resina será submetida a dois ensaios, TGA e DSC, para verificar se houve uma melhora no comportamento térmico da resina e em sua temperatura de transição vítrea.
Introdução
Nanotubos de carbono (NTC) despertam grande interesse na produção de nano compósito, por ter propriedades eletrônicas, mecânicas e térmicas elevadas. (SOUZA FILHO; FAGAN, 2007; KATHI; RHEE; LEE, 2009; LIU et al, 2006). Porém sua interação química com a matriz polimérica é fraca, impedindo que suas propriedades sejam transferidas para o polímero com eficácia. Para que isso aconteça é necessário que haja uma interação química forte entre a matriz e os nanotubos, que pode ser feito pela oxidação e funcionalização dos mesmos. Esse método já demonstrou resultados promissores na transferência de propriedades mecânicas para o nano compósito epóxi/NTC, comprovados por estudos como de Giardini,2012 e Nocera, 2013, que serão usados como base. A resina epóxi, que também será utilizada neste projeto, já possui propriedades mecânicas elevadas, e é bastante comercializada.
Neste trabalho, a oxidação e funcionalização dos nanotubos serão feitos por micro ondas, reduzindo o tempo de preparo. A cura da resina será feita com a adição destes NTC silanizados, que criarão ligações covalentes