Fichamento Maquiavel
Principal obra: O Príncipe (1513)
Publicado em 1532, O Príncipe fala sobre um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, que tem papel crucial na construção do conceito Estado que conhecemos. No livro, é descrito as maneira de se conduzir os negócios externos e internos, e, principalmente, as maneiras de se conquistar e manter um principado.
Principal Teoria:
"O fim justifica os meios"
Citação tirada de sua Principal Obra, O Príncipe. Este por sua vez justificava que para conquistar e manter o poder, podia-se usar dos meios não convencionais, anti-éticos ou até mesmo violentos.
Contexto Histórico:
Durante o Renascimento, se tinha 5 principais provincias na península itálica, sendo elas: Ducado de Milão, República de Veneza, República de Florença, Reino de Nápoles e os Estados Pontifícios. A maior parte dos Estados da península era ilegítima, tomados por mercenários chamados "condottieri". Foram incapazes de se aliar durante muito, mantendo assim, a Itália desunificada. Estando a mesma entregues à intriga diplomática e às disputas, e, por suas inúmeras riquezas, eram atrativos para as demais potências europeias da época. Principalmente Espanha e França. A política italiana era complexa e os interesses políticos encontravam-se sempre divididos. Batalhando entre si, ficavam à mercê das ambições estrangeiras, mas a influência de alguém como Lourenço de Médici havia impedido uma invasão. Com a morte deste em 1492, e a inaptidão política de seu filho, a Itália foi invadida por Carlos VIII, causando a expulsão dos Médici de Florença.
Biografia:
Obras:
Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio - ?
O Príncipe - 1513
A Arte da Guerra - 1520