HOBBES - FICHAMENTO
Curso: Direito Piracicaba Aluno: Amanda Pandolphi de Moraes RA: 15.6452-5
Entrega do Trabalho: 15/05/2015
Weffort, Francisco C. – Os clássicos da política / Francisco C. Weffort – 13. ed. – São Paulo: Editora Atica, 2001. (Série Fundamentos)
TEXTOS DE HOBBES
A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa com base nela reclamar qualquer benefício a que outro não possa também aspirar, tal como ele. Porque quanto à força corporal o mais fraco tem força suficiente para matar o mais forte, quer por secreta maquinação, quer aliando-se com outros que se encontrem ameaçados pelo mesmo perigo. (p. 54) Quanto às faculdades do espírito […] encontro entre os homens uma igualdade ainda maior do que a igualdade de força. […] O que talvez possa tornar inaceitável essa igualdade é simplesmente a concepção vaidosa da própria sabedoria, a qual quase todos os homens supõem possuir em maior grau do que o vulgo […]. Pois a natureza dos homens é tal que, embora sejam capazes de reconhecer em muitos outros maior inteligência, maior eloquência ou maior saber, dificilmente acreditam que haja muitos tão sábios como eles próprios; porque veem sua própria sabedoria bem de perto, e a dos outros homens à distância. Mas isto prova que os homens são iguais quanto a esse ponto, e não que sejam desiguais. […] (p. 54-55)
(Leviatã, cap. XIII, p. 74.)
[…] Portanto se dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo que é impossível ela ser gozada por ambos, eles tornam-se inimigos. E no caminho para seu fim […] esforçam-se por se destruir ou subjugar um ao outro. […] (p. 55) E contra esta desconfiança de uns em relação aos outros,