Auditoria1
Curso de Ciências Contábeis UFSM
VOL. iii n. 1 jan-jun/2006
AUDITORIA PÚBLICA E PRIVADA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Juliana de Oliveira Nunes*
RESUMO
O desempenho da atividade de auditoria requer a utilização de ferramentas de trabalho que possibilitem formar uma opinião. Em geral o objetivo da auditoria é fundamentar seu ponto de vista embasado em fatos concretos, evidências e provas materiais. No desempenho de suas funções cabe ao auditor identificar e atestar a veracidade de qualquer afirmação, aplicando as técnicas/procedimentos de auditoria necessários para cada caso, de forma a obter elementos de convicção válidos para o todo.
Ao propor uma análise comparativa entre a auditoria pública e a privada, o presente estudo verificando as técnicas/procedimentos de aplicação adotados, objetivou detectar as possíveis semelhanças e diferenças existentes entre a auditoria das entidades particulares e as governamentais.
A partir de conceitos básicos estabeleceu-se alguns pontos considerados importantes na atuação em trabalhos de auditoria, tais como: objetivo, alcance, normas, fraude
e
erro,
controle
interno,
papéis
de
trabalho,
técnicas/procedimentos, relatórios e parecer do auditor.
Em que pese as entidades analisadas possuírem objetivos específicos de acordo com a sua área de atuação e ainda, que o objeto da entidade pública apresenta-se de forma mais complexa que as entidades privadas, a pesquisa permitiu concluir que tais entidades convergem nos demais aspectos analisados.
PALAVRAS – CHAVE: técnicas/procedimentos, auditoria.
*Contadora, especializanda em Controladoria Empresarial pela Universidade Federal de Santa
Maria – UFSM.
Revista Eletrônica de Contabilidade
Curso de Ciências Contábeis UFSM
1
VOL. iii n. 1 jan-jun/2006
INTRODUÇÃO
Tanto a auditoria das entidades públicas como a auditoria das entidades
privadas baseiam-se e possuem suporte legal nas normas de auditoria, as quais referem-se à pessoa do auditor, à