Artigo Auditoria1
NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
M arilene B arros de M elo
J eni V aitsman
Resumo: Este artigo se propõe a distinguir os termos avaliação e auditoria, tomando como referência o Sistema Nacional de Auditoria.
Essas ferramentas têm assumido uma posição central na manutenção e no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Auditoria em saúde. Sistema Nacional de Auditoria. Avaliação em Saúde.
Abstract: This article considers distinguishing the terms evaluation and auditorship, taking as reference the Brazilian National System of Auditorship.
These tools have assumed a central position in the maintenance and development of the Unified Health System of Brazil.
Key words: Auditorship in health area. National System of Auditorship. Evaluation in Health Area.
A
valiação e auditoria, ferramentas presentes na estrutura regimental do Sistema Único de Saúde – SUS, utilizadas para melhoria da qualidade da gestão e accountability1 da política, ainda apresentam, no campo da saúde, mesmo entre os integrantes da força de trabalho do Ministério da Saúde – MS, uma noção pouco clara dos significados de uma e de outra. Associam-se a essas situações o número limitado de pesquisas e o uso não muito adequado dos termos e instrumentos de avaliação e auditoria, muitas vezes utilizados de maneira equivocada.
No âmbito do SUS, a avaliação já apresenta um referencial teórico e uma prática mais consolidada; o Sistema
Nacional de Auditoria – SNA ainda está tentando demarcar esses parâmetros também para a auditoria. Diante desse cenário, fazem-se necessários estudos que possibilitem entender a dinâmica dessas práticas, incluindo o modelo político e organizacional vigente. Este artigo se propõe a esclarecer esses conceitos, entendendo a centralidade que essas ferramentas vêm assumindo na administração pública.
PROCESSO DE AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: um breve histórico
Caleman, Moreira e Sanches (1998) assinalam que o termo audit foi proposto para os serviços