Fichamento: História do Pensamento Econômico (Cap 1)
Introdução
“A teoria econômica começou com Adam Smith” (HUNT, 1987, pp.1).
Os outros autores abordados discutiam o funcionamento do capitalismo, como ele funcionava, como era determinado o volume de produção e entre outros.
Uma definição de Capitalismo
O capitalismo surgiu lentamente em períodos de vários séculos, primeiro iniciou-se na Europa e depois em outras partes do mundo;
Não existem definições específicas para o capitalismo, mas seria menos complexo defini-lo através de seus sistemas. “O Capitalismo é um sistema econômico que funciona de um modo bem diverso” (HUNT, 1987, pp.1).
As forças produtivas podem ser chamadas de tecnologia produtiva de uma sociedade, como por exemplo: as especializações, técnicas organizacionais, ferramentas e etc. Existem recursos que dependem de custos para a manutenção de se sistema e outros que recorrem à ação da natureza.
Os modos de produção não tem produzido somente aquilo para atender suas necessidades próprias, há uma produção excessiva ou excedente social (parte da produção que sobra).
Diante da evolução histórica humana, ocorre uma divisão social em duas parte: uma parcela da população trabalha exaustivamente para sustentar e perpetuar o modo de produção e outra parcela se apropria do que foi produzido.
Modo de produção é o conjunto social da tecnologia de produção (as forças produtivas) e os arranjos sociais através dos quais uma classe une suas forças produtivas para produzir seus bens, inclusive o excedente e outra parcela social se apropria (relações sociais de produção).
O capitalismo é caracterizado por quatro conjuntos: produção de mercadorias; propriedade privada dos meios de produção; um segmento populacional que não existe e o comportamento individualista.
O valor dos produtos é dado por duas razões: quando uma mercadoria é avaliada pelo seu valor de uso, diz-se que ela possui o valor de uso, pois, no capitalismo os produtos tem um valor desejado;