Cosmos Skymed
O primeiro satélite da constelação COSMO-SkyMed foi lançado em Junho de 2007.
Constelação completa estará operacional em meados de 2010.
O acesso a dados COSMO-SkyMed é regido pela política de dados COSMO-SkyMed, onde Civil (Científica, Institucional e Comercial) e os usuários militares compartilhar recursos do sistema nos termos da regulamentação adequada.
Aplicações Cosmos – SkyMed
Prevenção e gestão de desastres ambientais
Os dados e produtos fornecidos pelo Sistema COSMO - SkyMed representam um instrumento válido e importante, para a realização de estudos sobre as causas e os fenômenos anteriores desastres ambientais , bem como para melhorar a monitorização e avaliação de danos em caso, por exemplo , de deslizamentos de terra , inundações, terremotos e erupções vulcânicas. Observação dentro de uma área específica pode ser feita durante o dia ou à noite e até mesmo em caso de nuvens, permitindo, assim, avaliar as alterações superficiais do território, proporcionando às instituições responsáveis pela gestão do risco com uma nova e útil instrumento de prevenção e controle.
Controle dos oceanos e seacoasts
Satélites COSMO - SkyMed pode fornecer informações contínuas e precisas sobre as condições de seacoasts , mares e águas interiores , de modo a avaliar os fenómenos de erosão costeira ea poluição. Além disso, o sistema representa uma ajuda preciosa para controlo do tráfego marítimo .
Controle dos recursos agrícolas e florestais
Satélites COSMO - SkyMed são capazes de usar - tanto para transmitir e receber - sinais polarizados horizontalmente e verticalmente . Esta habilidade reforça a possibilidade de classificar os solos , bem como para controlar as culturas durante a sua fase de crescimento . Particularmente interessante é a possibilidade de controlar florestas, que a destruição tem um forte impacto sobre a qualidade do ar e