Domínios da história
Cap 1. As Origens 1 A
Fontana, Lázaro I. Josep. Teoria da História. In: História : análise do passado e projeto social , Coleção Ciências Sociais,Bauru, SP, 1998, EDUSC.
“ Desde os começos nas manifestações mais primárias e elementares a história tem tido sempre uma função social-geralmente a de legitimar a ordem estabelecida- ainda que tenha tendido a máscara-la apresentando-se com a aparência de uma narração objetiva de acontecimentos concretos.O próprio corpo das tradições orais das sociedades que não conhecem a escrita , tem sido elaborado para justificar e transmitir o que se considera importante para sua estabilidade” (p.15)
“ Os inícios da história escrita estão ligados à justificação do estado monárquico , pelo duplo processo de assinalar sua origem sagrada e de identificá-lo com o povo.os mais antigos textos históricos conhecidos são listas de reis como as que os sacerdotes sumérios guardavam nos templos, onde se contava como a realeza havia descendeu dos céus, no começo, de uma etapa de reis divinos , seguida por outra de monarcas sobre –humanos- como esse Gilgamesh, quinto rei da dinastia de Uruk, cujas façanhas os poetas perpetuaram- até entrelaçar-se com os soberanos coetâneos .” (p.16)
“As mudanças sociais destes séculos da baixa idade média preparariam a transformação do tipo de história que servia de suporte à. Economia política do feudalismo.Na mesma medida em que a igreja foi perdendo uma parte essencial como organizadora da sociedade, que passou aos novos estados que agora se constituíam- às monarquias feudais , consolidadas a partir do século XIII, foi preciso construir uma nova história. Abandonou-se progressivamente a velha história universal cristã (...) para dar lugar a crônica cavaleiresca(...) ” (p. 37)
Comentário:
*Fichamento realizado por André Ribeiro como atividade avaliativa da disciplina de Teoria e Metodologia de História , ministrada pelo professor Gerson Severo, no