Fichamento Google Oxigenio
Trabalho da disciplina Fundamentos de Gerenciamento de Projetos Tutor: Prof.
Rio de Janeiro
2015
Estudo de Caso: Google Oxigênio
GERENTES SÃO IMPORTANTES?
Sim, eles são essenciais!
REFERÊNCIA:
David A. Garvin – Titular da cátedra C. Ronald Christensen de administração de empresas na Harvard Business School – “Projeto Oxigênio do Google: os gerentes importam? ” (Caso nº 9-313-110 de abril de 2013)
Usando como base o estudo de caso do Google Oxigênio vemos que mesmo em uma empresa grande como o Google temos pessoas que veem mudanças com olhares céticos e ao mesmo tempo se tornam resistentes a elas.
Mesmo com todas as resistências e dificuldades a empresa viu a necessidade de se ter gerentes melhor preparados e prontos para encorajar suas equipes a se engajarem em projetos cada vez maiores e com isso entregar resultados melhores.
Visualizando o cenário da Google, vemos hoje que todas as empresas poderiam adotar o modelo do Google Oxigênio para melhor capacitar seus gerentes e automaticamente e com isso motivar mais os membros de suas respectivas equipes.
Na minha visão, esse foi o projeto dos projetos, a grande mudança que seria aplicada internamente na empresa para aumentar a produtividade e a qualidade na entrega dos jobs.
Foram adotadas políticas de meritocracia onde visavam o melhor aproveitamento da mão-de-obra ali já empregada, oferecendo treinamento aos gerentes e motivando os funcionários a entenderem que ali além do ambiente familiar, existia chances de crescimento e desenvolvimento.
Também foram adotadas políticas rigorosas de feedbacks para entender melhor as necessidades de cada equipe, onde gerentes eram avaliados e com isso pontuados tanto positiva ou negativamente para traçarem seus planos de ação.
Os pontos abordados nas pesquisas de feedback foram:
1 – É um bom orientador?
Quando com seu conjunto de habilidades consegue incentivar e entender as