Psicologias Ana bock
Capitulo 11 .
1. Explique os mitos do homem natural, do homem isolado e do homem abstrato.
R: Homem natural: Caracteriza o homem como um ser bom , com suas características originais . Ou seja, o homem nasce bom e a sociedade o corrompe.
Homem isolado: O homem é um ser primitivo isolado, não social que desenvolve a necessidade de se relacionar com o individuo.
Homem abstrato: O homem é estudado como um ser geral. Suas características independem das situações históricas. O homem é um conjunto de suas relações sociais.
2. Explique a concepção apresentada do homem como ser sócio histórico.
R: Todos nós dependemos dos genes que recebemos de nossos ancestrais para formar nosso corpo, obedecendo às características de nossa espécie. E de acordo com a Biologia, o homem se manifesta de acordo com as condições ambientais (físicas e sociais) e a hereditariedade e a cultura é importante para desenvolvermos aptidões.
3. Por que H. Piéron diz que a criança ao nascer não passa de um candidato à humanidade?
R: Pois os objetos que nós seres humanos manuseamos e a língua falada são processos de civilização. A criança quando nasce é introduzida no mundo da cultura por indivíduos que vão guia-las. Então as crianças vão aprender a ser um homem de acordo com os outros homens.
4. O que caracteriza o humano? Fale um pouco de cada aspecto.
R: Suporte biológico específico, o trabalho e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. O Homem é “multideterminado”. O instrumento de trabalho induz o aparecimento de consciência, isso mostra que não somos seres predeterminados como o exemplo da aranha