Fichamento Google Oxygen
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Aluno
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos Tutor: Prof.
Local
Ano
Estudo de Caso:
PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE
Os gerentes são importantes?
REFERÊNCIA: GARVIN, David A. et al. Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes São Importantes?. [s.l.]: Harvard Business School
O Projeto Oxigênio é um projeto de pesquisa do Google que, a princípio, buscava responder a questão “Os gerentes são realmente importantes?”, esperando que a pesquisa ajudasse a determinar se os gerentes afetavam o desempenho de suas equipes. Com a resposta afirmativa, acabou evoluindo para uma ferramenta denominada Oxigênio 8, uma lista de atributos que visava o desenvolvimento pessoal do gerente, no intuito de gerar a melhor performance da sua equipe, através de desenvolvimento e realização pessoal e profissional dos funcionários.
Resultou em melhora dos resultados médios, fazendo com que gerentes menos eficientes melhorassem bastante com o tempo, estimulando-os, ajudando-os a desenvolver novas habilidades ou transição de funções não-gerenciais.
O método foi criado através de uma releitura do tradicional departamento de Recursos Humanos, chamado Operações de Pessoal, que ajudava a executar o processo de revisão de desempenho, gerenciando e interpretando a pesquisa Googlegeist, sobre como se sentiam sobre o desenvolvimento da carreira, regalias e benefícios e também sobre a cultura da empresa. Seu objetivo era abordar questões relacionadas ao bem-estar e a produtividade dos funcionários do Google.
Os fundamentos refletiam a cultura informal da empresa, encorajando o coleguismo e quebra de barreiras para desenvolvimento rápido de ideias. Possuía também uma estrutura organizacional relativamente fluida, em que grupos eram criados e modificados de acordo com a inovação do produto e necessidades do mercado, gerando maleabilidade em processos de