Fichamento artigo Oxigenio Google
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Kamyla Mayara Aparecida Maciel
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos Prof. Antonio Luis Draque Penso
Rio de Janeiro, Ilha do Governador
Março, 2015
Estudo de Caso :
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?
REFERÊNCIA: GARVIN, DAVID A.; WAGONFELD, ALISON BERKLEY; KIND, LIZ.
Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes são importantes? . [S.I.]Harvard Business School.
Os autores relatam no artigo “Projeto Oxigênio do Google : Os Gerentes são importantes?” a busca pela aplicação do Gerenciamento de Projetos dentro de uma organização com intuito de provar se os gerentes atrapalhavam ou ajudavam suas equipes. O artigo retrata a empresa Google desde sua criação (1998) até o ano do Projeto Oxigênio (2012). Neste artigo é possível constatar como um bom Gerenciamento de projetos com metodologias bem aplicadas podem gerar sucesso para a organização.
O artigo retrata o projeto Oxigênio da empresa Google que foi feito a partir de uma pesquisa para a compreensão da pergunta: “Os gerentes são importantes?”, para levantar respostas sobre este tema através de pesquisas com a finalidade de auxiliar os gerentes da Google em evoluírem como profissionais e como pessoas. O Google foi fundado em 1998, após alguns anos a empresa tinha um estrutura organizacional inicial definida sendo ela plana, com uma estrutura de gerentes mínima, cultura dominada por engenheiros, que normalmente preferem passar seu tempo programando ou resolvendo problemas e que tendem a pensar que gerentes são, no máximo, um mal necessário. Para determinar se o gerente afetava o desempenho das equipes, criou-se o Projeto Oxigênio.
“Enquanto encerrávamos a fase de pesquisa do “projeto gerente”, Michelle pensou que deveríamos dar um nome mais interessante. Ela sugeriu um elemento oxigênio