Fichamento
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de estudo de Caso
Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?
Nome do aluno: Josemar Melo de Oliveira
Trabalho da disciplina: Fundamentos do
Gerenciamento de Projetos
Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso
Rio de Janeiro
2015
GARVIN, David A.; WAGONFIELD, Alison Berkley; KIND, Liz; Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?; Harvard Business School, 2012.(pp.01-28)
“A iniciativa Oxigênio havia iniciado com uma questão fundamental que os executivos do Google haviam levantado no início dos anos 2000: gerentes são importantes? O assunto gerou um projeto de pesquisa de vários anos que, por fim, criou um programa abrangente projetado para ajudar os funcionários do Google a se tornarem gerentes melhores.”(p.01)
“O Google possuía uma cultura dominada por engenheiros. Eric Flatt, engenheiro de software, comentou, “nós somos uma empresa construída por engenheiros para engenheiros.” A tomada de decisões era descrita como “voltada para o consenso” e a empresa era muito plana. Muitos funcionários possuíam cargos similares, já que a Google possuía relativamente poucos gerentes (5.000), diretores (1.000) e vice-presidente, comparada com outras empresas de tamanho similar.”(p.03)
“Em 2002, nós tínhamos umas centenas de engenheiros respondendo a quatro gerentes.”(p.03)
“Toda a equipe se animou quando a pesquisa adicional encontrou evidências sugerindo que diferenças significantes entre gerentes de “nota alta” e “nota baixa” tinham, de fato, impacto significante na satisfação do trabalho, retenção e desempenho.”(p.07)
“Com base nesta pesquisa, a equipe PiLab concluiu que os gerentes realmente importam, mas que a descoberta só seria praticável se respondessem a próxima pergunta: “o que os nossos melhores gerentes fazem?”(p.07)
“Todos nós acreditávamos que nosso estudo não era apenas sobre coletar dados, era sobre uma mudança de direção. O que nós fizemos com os dados foi tão