Fichamento florestan fernandes 'o que é sociologia'
1. Tema
Florestan Fernandes neste texto procura escrever um manual de sociologia, diferenciando o estudo dos fenômenos sociais com o ponto de referência da sociologia, ou seja, o estudo da ordem social, ou a teia e interações e relações sociais, com outras formas de vida em níveis diferentes de organização.
Comprovações:
“Por isso, seu ponto de referência, na descrição dos fenômenos sociais, não é o organismo, sua estrutura e mecanismos, mas, a própria teia de interações e relações sociais.” (pp.20- 21)
“Ou seja, em outras palavras: a ordem social, inerente às diversas modalidades de manifestação organizada da vida, oferece o ponto de referência através do qual os fenômenos sociais devem ser descritos sociologicamente.” (p. 21)
2. Questões que o autor se propõe a responder no texto
As questões principais que o autor se propõe a responder são: o que é a sociologia, assim como qual é seu objeto de estudo; quais suas diferenças entre outras ciências, como a biologia e a psicologia que também estudam os seres humanos, porém em diferentes níveis de organização da vida; por que o homem e sua sociedade são objetos da sociologia.
3.Teses centrais do autor no texto
3.1 O autor depois de enumerar as diferenças entre cada nível de organização da vida (p.22), define qual o objeto da sociologia, ou seja, o estudo da ordem social ou teia de relações e interações sociais.
Comprovação:
“Em síntese, a sociologia é a ciência que tem por objeto estudar a interação social dos seres vivos, nos diferentes níveis de organização da vida.” (p.31)
3.2 Florestan destaca o sociólogo sendo alguém que realiza estudos abstratos e que possui visões distintas de biólogos e psicólogos. Ele define uma de suas teses justamente relativizando a natureza da visão sociológica.
Resumidamente o sociólogo