Fichamento - Era dos Extremos "O breve século XX" - ERIC HOBSBAWM
ERA DOS EXTREMOS
O SÉCULO: Vista Aérea - Olhar panorâmico - páginas: 11 a 26
Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem.
O mundo que se esfacelou no fim da década de 1980 foi o mundo marcado pelo impacto da
Revolução Russa de 1917.
O mundo que sobreviveu ao fim da Revolução de Outubro é um mundo cujas instituições e crenças forma moldadas pelos que pertenciam ao lado vencedor da Segunda Guerra Mundial.
" A principal tarefa do historiador não é julgar, mas compreender, mesmo o que temos mais dificuldades para compreender"
O BREVE SÉCULO XX - OS ANOS QUE VÃO DA ECLOSÃO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL AO COLAPSO DA URSS.
A Primeira Guerra Mundial assinalou o colapso da civilização (ocidental) do século XIX. Tratava-se de uma civilização capitalista na economia; liberal na estrutura legal e constitucional; burguesa na imagem de sua classe hegemônica característica; exultante com o avanço da ciência; profundamente convencida da centralidade da Europa.
Para essa sociedade, as décadas que vão da eclosão da Primeira Guerra Mundial aos resultados da Segunda foram uma ERA DE CATÁSTROFE.
Os imensos impérios coloniais erguidos durante a Era do Império forma abalados e ruíram em pó.
Enquanto a economia balançava, as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942 - avanço do fascismo e seu corolário de movimentos e regimes autoritários.
A democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo: basicamente a vitória sobre a Alemanha de Hitler foi, como só poderia ter sido, uma vitória do Exército Vermelho.
Sem o colapso da sociedade burguesa do século XIX na Era da Catástrpfe, não teria havido Revolução de Outubro nem URSS.
CAPITALISMO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - ERA DE OURO
Na década de 1980