O século: vista aérea - fichamento
Texto: HOBSBAWM, Eric. "O século: vista aérea". IN: ____. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 11-28.
O texto de Hobsbawm inicia-se com a visão e interpretação de doze pessoas, sobre o então “breve século XX” (expressão utilizada pelo autor por considerar o século XX menor cronologicamente, principalmente em relação ao século XIX). Percebe-se ao analisar esses depoimentos que a maioria destes retrata o século XX, como um período complexo, de muitas transformações e rupturas sejam elas de ordem política, social ou econômica.
No texto Hobsbawm procura-nos chamar a atenção sobre os diversos fatos e acontecimentos que marcaram o século XX, ao fazer inferências e importantes considerações sobre tais, como a primeira e segunda guerra mundial, acontecimentos marcados pela disputa e grande rivalidade de interesses entre as principais potências mundiais; a Revolução Russa de 1917, chamada Revolução de Outubro, período marcado pela ruptura da então Rússia Czarista, para o surgimento e formação da URSS; a guerra fria, dada a bipolaridade e disputa entre EUA x URSS, em fim ligações entre estes processos, suas consequências tanto na espera política, econômica e social.
Posteriormente Hobsbawm divide seu texto em três eras, onde as cita primeiramente e depois discorre e nos contempla com suas explicações tão fundamentadas. A primeira, “Era da Catástrofe”, período que vai de 1914, início da Primeira Guerra Mundial até depois da Segunda Guerra Mundial, dada a eminência e magnitude destes dois conflitos mundiais, onde participaram as maiores potências do mundo, posteriormente veio a “Era de Ouro”, período de extraordinário crescimento econômico e transformação social, devido as grandes transformações de ordem tecnológicas que as duas guerras anteriores proporcionaram ao mundo, e por último a “Era de Decomposição”, período marcado por incertezas e crise, com efeitos e consequências em diversas áreas do globo.