Fichamento - Educação
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-06-14/em-2012-16-milhao-de-criancas-e-adolescentes-abandonaram-a-escola.html, acesso em 09 de junho de 2014.
Desde a infância, a escola tem exercido um papel fundamental na educação do ser humano. O grande problema é que ainda há uma taxa muito alta de desistências de alunos frequentadores dos ensinos fundamental e médio no Brasil. Ao final do ano de 2012, cerca de 1,6 milhão de jovens brasileiros abandonaram a escola, por inúmeros motivos diferentes: falta de renda, tempo (muitos trabalham), repetição da mesma série muitas vezes e até mesmo por falta de interesse, pois muitos estudantes apenas escolhem os estudos para conseguir um diploma, não ligando para o que aprendem.
A reportagem tende a nos dar ideia de que a porcentagem de desistências por parte de alunos dos ensinos fundamental e médio no Brasil ainda é muito alta para um país que se diz de “primeiro mundo”. Ainda, ele relata os motivos principais que levam os jovens a desistirem, destacando que a falta de interesse não é o problema principal e também não é a única razão pela qual ocorre o abandono. O artigo apresenta o ato informar e alertar as pessoas. Ele informa que as desistências ainda são muito grandes no Brasil e alerta que mesmo a porcentagem de abandonos ter caído em relação aos anos anteriores, ainda os dados são preocupantes, pois em muitos estados o número de estudantes que desistem no decorrer do ano chega aos alarmantes 15%.
O que podemos fazer em relação a esse problema é conscientizar as pessoas de que a educação no Brasil ainda se encontra em um estado crítico e queremos incentivá-las para que não larguem os estudos, independente do motivo, pois apenas a educação pode abrir portas para o futuro delas.
“Cerca de 1,6 milhão de estudantes não completaram o ano letivo em 2012. Segundo dados do Censo Escolar, o abandono ocorreu tanto nas salas de aula do ensino fundamental, quanto do ensino médio. Vale lembrar que