fichamento de resumo "O que é educação?"
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. 14ª edição. São Paulo: brasiliense, 1985.
O autor do livro “O que é educação”, Carlos Rodrigues Brandão, começa o trabalho – com o primeiro capítulo: Educação? Educações: aprender com o índio – expondo a ideia de que a educação esta conosco em todos os lugares, de início Carlos Rodrigues Brandão aborda o significado do termo educação dentro de suas variedades, o que consegue de forma explicita. Isto nos leva a compreender que não existe um modelo único de educação, e sim modelos de educação. Isso pode ser notado de forma clara na carta escrita pelos índios em resposta à proposta feita pelo governo norte-americano ao pedir que os índios mandassem alguns jovens de sua aldeia para estudar em escolas de brancos: Eles eram, portanto, totalmente inúteis, dizia a carta, não que com isso a educação de brancos inutilizasse os seres humanos, mas para a vida indígena eles não mais serviriam. A educação deve, portanto, atender as necessidades do grupo social no qual o educando estar inserido, ou pelo menos tentar.
O texto nos deixa claro que a educação é necessária para a formação humana. Esta carta nos mostra também o que ocorre na sociedade atual em que estamos inseridos, a educação , não prepara para a vida, somos educados para obedecer ou mandar esquecendo que todos tem direito de contribuir para um bem coletivo, e não apenas contribuir para o sucesso de um grupo minoritário e soberbo.
No segundo capítulo, Brandão explora a supervalorização do ensino em bancos escolares em detrimento a outras situações de trocas de saberes. O saber construído nas aldeias não é inferior ao saber produzido nas grandes cidades, por exemplo, portanto não deve ser discriminado ou desvalorizado. O autor lembra que em algumas tribos a “educação