FICHAMENTO DO LIVRO ”O QUE É EDUCAÇÃO”
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABATETUBA
ALUNO: IVAN RIBEIRO ALVES
MATRICULA: 12157001302
FISICA 2012
FICHAMENTO DO LIVRO ”O QUE É EDUCAÇÃO”
CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
ABAETETUBA-PARÁ
Brandão, Carlos Rodrigues. O que é educação? Editora:
Brandão, Carlos Rodrigues
O que é educação / Carlos Rodrigues Brandão.São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção primeiros passos; 20)
O presente trabalho consiste no fichamento interpretativo da obra O que é educação?, de Carlos Rodrigues Brandão. Desse modo, o autor põe em discussão a temática da educação, sendo uma prática social, a partir de concepções e modos de vida diferentes. Sendo assim, sua obra é constituída por dez capítulos.
No primeiro capítulo, o autor faz uma reflexão acerca das várias situações de aprendizagens que os homens se submetem ao longo dos tempos. E essas várias formas de aprendizagens, para o autor, constituem que não existe uma única educação e um modelo pronto e acabado a exemplo do modo de vida dos índios (caçar, pescar, guerrear, etc.), que se diferencia do modo de vida do “homem branco”. Como podemos verificar no fragmento: “Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; ensino escolar não é a sua única prática, e o professor profissional não é o seu único praticante” (BRANDÃO, 1988, p.10).
E também na passagem: “a educação do colonizador, que contém o saber de seu modo de vida e ajuda a confirmar a aparente legalidade de seus atos de domínio, na verdade não serve para ser a educação do colonizado” (BRANDÃO, 1988, p.11).
No segundo capítulo, o autor traz para discussão o fato da escola não ser o espaço necessário para processo da educação, sua existência está intimamente ligado as necessidades humanas que envolvem algum tipo de saber, no caso dos índios esse saber (ensino-aprendizagem) se constituem por instrução, introduzidos na