Fichamento do livro Pesquisa em Educação
Curso de Pedagogia - 2º ano - noturno - Profª: Vanessa Jakimiu
Acadêmico: Carlos Alberto Batista de Andrade
Avaliação para a disciplina de Pesquisa em Educação II
Fichamento dos capítulos 2, 3 e 4 do livro: Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU: 1986.
Capítulo 2 - Abordagens Qualitativas de pesquisa: A Pesquisa etnográfica e o estudo de caso.
Pág.
Citação
11
“A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento”
12
A justificativa para que o pesquisador mantenha um contato estreito e direto com a situação onde os fenômenos ocorrem naturalmente é a de que estes são muito influenciados pelo seu contexto. Sendo assim, as circunstancias particulares em que um determinado objeto se insere são essenciais para que se possa entendê-lo. Da mesma maneira as pessoas, os gestos, as palavras estudas devem ser sempre referenciadas ao contexto onde aparecem.
12
“Os dados coletados são predominantemente descritivos.”
12
“O pesquisador deve, assim, atentar para o maior número de elementos presentes na situação estudada, pois um aspecto supostamente trivial pode ser essencial para melhor compreensão do problema que está sendo estudado.”
12
“A preocupação com o processo é maior que com o produto. O interesse do pesquisador ao estudar um determinado problema é verificar como eles e manifesta nas atividades, nos procedimentos e nas interações cotidianas.”
12
“O ‘significado’ que as pessoas dão às coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador.”
13
“A análise dos dados tende a seguir um processo indutivo.”
13
O fato de não existirem hipóteses ou questões específicas formuladas a priori não implica a inexistência de um quadro teórico que oriente a coleta e a análise de dados. O desenvolvimento