Fichamento Economia Politica Uma introdução
“Assim, pois, o objetivo da economia politica são as relações sociais próprias à atividade econômica, que é o processo que envolve a produção e a distribuição dos bens que satisfazem as necessidades individuais ou coletivas dos membros de uma sociedade.” (Página 29).
“... a sociedade, através dos seus membros (homens e mulheres), transforma matérias naturais em produtos que atendem as suas necessidades.” (Página 30).
“... o trabalho não se opera como uma atuação imediata sobre a matéria natural; diferentemente, ele exige instrumentos que, no seu desenvolvimento, vão cada vez mais se interpondo entre aqueles que o executam e a matéria.” (Página 30-31).
“[...] o trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza.” (Página 31).
“O trabalho é uma atividade projetada, teologicamente direcionada, ou seja: conduzida a partir do fim proposto pelo sujeito.” (Página 32).
“No trabalho, surge primariamente a distinção e a relação entre sujeito ( aquele que realiza a ação) e objeto (a matéria, o instrumento e/ou produto de trabalho).” (Pagina 33).
“O sujeito se impulsionado e estimulado a generalizar e a universalizar ou saberes que detém.” (Pagina 33).
“[...] o trabalho requer e propicia a constituição de um tipo de linguagem (linguagem articulada) que, além de aprendida, e a condição para o aprendizado.” (Página 33).
“O trabalho é, sempre, atividade coletiva: seu sujeito nunca é um sujeito isolado, mas sempre se insere num conjunto.” (Página 34).
“Esse caráter coletivo da atividade do trabalho é, substantivamente, aquilo de se denominara de social.” (Página 34).
“O trabalho implica mais que a relação sociedade/natureza: implica uma interação no marco da própria sociedade, afetando os seus sujeitos e a sua