FICHAMENTO ECONOMIA CRIATIVA
Universidade Anhembi Morumbi
Estratégias Mercadológicas
Professor: Rafael Ribeiro
Aluna: Beatriz Rosa RA: 20100357
Fichamento: Economia Criativa
Economia Criativa na Cidade de São Paulo: Diagnóstico e Potencialidade
Apresentação e Introdução
O livro “Economia Criativa” salienta sobre o crescimento da Economia Criativa nos últimos anos, é analisado e apresentado sobre o quanto esse setor criativo vem se desenvolvendo. São abordados conceitos que auxiliam na compreensão desse setor e sobre o quanto o mesmo pode expandir. O setor é apresentado como um segmento de grande potencial que pode gerar grandes oportunidades criativas, gerando ainda crescimento para a empresa e profissional, além de mostrar que o munícipio tem grande potencial de crescimento. Como é citado no trecho abaixo, a economia criativa auxilia no desenvolvimento do profissional assim como na melhoria do desempenho econômico da empresa.
“É o desenvolvimento de todos os seus cidadãos, tanto na dimensão pessoal, delimitada pela melhoria da qualidade de vida, quanto em sua dimensão profissional, através de sua inserção em atividades dinâmicas e com potencial de crescimento, que orienta esta administração em todas as suas ações”. (Kassab, p.9)
O estudo a seguir observaremos estudos em relação ao setor que nos permitirá direcionar esforços para esse setor em crescimento.
1. Economia Criativa
Conceitos, origem, principais classificações e tipologias criadas por organismos Internacionais e Nacionais.
Para melhor iniciar a analise desse setor, é necessário entender o que é Economia Criativa, entende- se por economia criativa a realização de processos e desenvolvimento de produtos que envolva a criatividade.
“Economia Criativa é o ciclo que engloba a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usam a criatividade, o ativo intelectual e o conhecimento como principais recursos produtivos. São atividades econômicas que