FICHAMENTO DO TEXTO
NOME: Keli Aparecida de Oliveira
DISCIPLINA: História Contemporânea
DATA DE ENTREGA: 10
THOMPSON, E. P.. Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Capítulo 6: Tempo, Disciplina de Trabalho e Capitalismo Industrial
1. O tempo sempre foi um fator primordial para a civilização, antes mesmo de existir os relógios, já se existiam outros mecanismos, para se ter a noção do tempo, que é o galo que ainda aparecia no seu papel de relógio da natureza.
2. Houve-se uma evolução com relação a noção do tempo com a difusão de relógios a partir do século XIV em diante.
3. Com a difusão dos relógios, ocorreu várias mudanças com relação as mudanças no senso de tempo que posteriormente veio a afetar a disciplina de trabalho, e influenciar e acarretando uma reestruturação rigorosa dos hábitos de trabalho, novas disciplinas, novos estímulos, a jornada de trabalho era controlada, e dentre outros fatores.
4. Com o relógio as rotinas da pessoas mudaram, com relação a qualquer atividade a ser realizada, as pessoas começam a ter a noção de tempo e identificar os horários de casa atividade realizada durante o dia como por exemplo, a criação de gado, pois quando não se tinha a noção de tempo logo todos os dias cedo os gados saiam para os pastos, entretanto não se sabiam a hora, mas mesmo assim todos os dias o gado sai no mesmo momento.
5. A noção de hora até então era desprezada pelos pequenos agricultores nas tarefas diárias que se dava pela necessidade, caracterizando assim a noção de tempo como necessidade da realização das tarefas cotidianas.
6. Thompson faz um paralelo com a criação do relógio e a reestruturação das rotinas e hábitos de trabalho.
7. No momento em que começa a existir os relógios o empregador começa a usar o tempo de sua mão-de-obra e cuidar para que não seja desperdiçado, o que predomina não é a