Fichamento De Texto
DISCIPLINA: Didática
PROFª. ª. Msc. Maria Conceição da S. Linhares
NOME DO ALUNO(A): kamylla Mirtz Souza Silva
FICHAMENTO
Referência bibliográfica completa: LUCKESI, Carlos Cipriano. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio, Porto Alegre:Artmed. Ano 3.n. 12, fev./abr.,2000. Disponível em:. http://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf acesso em 30 abr. 2015
Assunto: Como avaliar o educando.
Principais conceitos/ideias utilizados pelo autor:
“No caso deste texto, compreendo e exponho a avaliação da aprendizagem como um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo e do seu melhor modo de ser na vida.”(p.1)
“A avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva, diversa dos exames, que não são amorosos, são excludentes, não são construtivos, mas classificatórios. A avaliação inclui, traz para dentro; os exames selecionam, excluem, marginalizam”.(p.1).
“O ato de avaliar, devido a estar a serviço da obtenção do melhor resultado possível, antes de mais nada, implica a disposição de acolher.(...) Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhe-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer.”(p.1). “Não é possível avaliar um objeto, uma pessoa ou uma ação, caso ela seja recusada ou excluída, desde o início, ou mesmo julgada previamente.”(p.1).
“A disposição para acolher é, pois, o ponto de partida para qualquer prática de avaliação.”(p.2) “O ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir.(...) o processo de diagnosticar, que constitui-se de uma constatação e de uma qualificação do objeto da avaliação.(...)A constatação oferece a 'base material' para a segunda parte do ato de diagnosticar, que é qualificar, ou seja, atribuir uma qualidade, positiva ou negativa, ao objeto que está sendo