Fichamento do texto o que é filosofia e para que serve
“O QUE É FILOSOFIA E PARA QUE SERVE”
IGLÉSIAS, Maura. O que é filosofia e para que serve. In: Curso de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988 (pág. 11-16).
Aspecto Abordado: Os conceitos de Filosofia
“[...] Filosofia tem o mesmo no seu sentido lato, uma ligação com um saber que se percebe como sendo mais relevante, relativo a coisas mais fundamentais, embora menos diretamente úteis, que um simples saber empírico, ou que um saber ligado a produções de coisas indispensáveis para a sobrevivência.” (pág. 11);
São dados vários significados a palavra filosofia, que é muitas vezes adaptada ao senso comum, fugindo um pouco da sua essência. É um saber essencial, porém não tão utilizado como os saberes ligados a subsistência do homem. É um saber maior do que a forma como é empregado no cotidiano. É a partir do momento em que se começa a filosofar que o ser humano passa a evoluir e a fugir da ignorância.
“[...] Mas, para dizer e entender o que é a filosofia, é preciso estar dentro dela. “O que é a física” não é uma questão física, “o que é a química” não é uma questão química, mas “o que é filosofia” já é uma questão filosófica [...].” (pág.12)
É possível questionar-se sobre outras ciências sem estar dentro delas, já na filosofia não, o fato de questionar-se sobre a própria ciência já é filosofia. Sendo um saber crítico e analítico, nem a filosofia está isenta de seus questionamentos, após discordar ou concordar com algo vão sempre surgindo espaços para novas questões dentro das questões já existentes na filosofia.
“O saber filosófico: 1) é um saber “de todas as coisas”, um saber universal; num certo sentido, nada está fora do campo da filosofia; 2) é um saber pelo saber; um saber livre, e não um saber que se constitui para resolver uma dificuldade de ordem prática; 3) é um saber pelas causas [...] o saber filosófico é, pois, um saber crítico.” (pág. 12);
A filosofia caracteriza-se por ser um saber geral, pois