fichamento do texto neurociencias e desenvolvimento cognitivo
PROF. TANIA MARANESI
MATERIA: PRATICA DE ENSINO – PROBLEMA DE APRENDIZAGEM TURMA: 2ºMA
Fichamento do texto: Neurociências e desenvolvimento cognitivo
TEMA: Neurociências e desenvolvimento cognitivo, nos fala sobre o estudo do sistema nervos, e como aplicar este estudo no desenvolvimento da aprendizagem, afim de ajudar na capacitação de professores e profissionais para o desafio inclusão escolar
Referencia bibliográfica: Ana Paula Botelho Henrique Dias , Célia Regina Carvalho Machado da Costa, Cristina Maria de Carvalho Delou, Flavia Mendonça Alves Oliveira, Rita Thompson, Úrsula Thomé Costa, Heber Maia ( organizador)
Idéias principais:
O objetivo deste texto é de apresentar de forma simplificada as principais funções cognitivas e sua relação com o cérebro.
O autor começa o texto falando do sistema nervoso e suas divisões.
Sistema nervoso central (SNC) que compreende todas as estruturas contidas na calota craniana e na coluna.
Sistema nervoso periférico (SNP) compreende raízes plexos e nervos que colocam o snc em contato com os órgãos efetores, bem como trazem as informações periféricas (sensibilidades e sentidos).
E sistema nervoso autônomo é colocado a parte por apresentar estruturas centrais e periféricas relacionadas apenas no controle involuntário de funções orgânicas.
O encéfalo é composto de diversos órgãos que estão contido na calota craniana. São eles cérebro ( tencéfalo e diencéfalo), tronco cerebral ( mesencéfalo, ponte e bulbo) e cerebelo. Todas essas estruturas são envolvidos por três membranas protetora chamadas meninges.
Heber Maia também fala da divisão do cérebro e suas funções cognitivas:
A parte superficial do cérebro é o córtex que contém os corpos dos neurônios, e a mais profunda é uma substancia branca, o prolongamento do corpos dos neurônios de3nominados de axônio. Os neurônios do córtex são superespecializados, sendo setorizados por áreas