Fichamento do livro o que é história cultural? de peter burke
Comentário Geral: Obra que trata da “redescoberta” da história cultural, a partir da década de 1970. Analisa os motivos “internos e externos” desse ressurgimento, apresenta um panorama da tradição de historiografia cultural anterior e elabora uma discussão sobre as novas vertentes: a de inspiração antropológica e a “Nova História Cultural”. Discute os principais autores e obras, seus conceitos e construções teóricas. Analisa também os caminhos novos abertos pela “virada cultural”, suas potencialidades e problemas para evoluções futuras.
• Ascensão da História Cultural (HC) desde a década de 1970: duas explicações: o Interna: reconhecimento e resposta às insuficiências das abordagens que privilegiavam a economia e a política e viam a cultura como um reflexo. o Externa: “virada cultural” mais ampla; crise de paradigma (pós-modernidade)’ênfase na especificidade de grupos particulares.
• Há um “terreno comum” para os historiadores culturais: a preocupação com o simbólico e suas interpretações.
• Questão: O que é CULTURA: o Edward Tylor (1871) definiu-a, em um sentido etnográfico amplo, como: “... o todo complexo que inclui conhecimentos, arte, crença, moral, lei, costume e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (p43). o Já Clifford Geertz: “[cultura] é um padrão, historicamente transmitido, de significados incorporados em símbolos, um sistema de concepções herdadas, expressas em formas simbólicas, por meio das quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e atitudes acerca da vida”. (p52)
• Questão: Cultura Popular X Erudita – controversa: alguns (Chartier) rejeitam os termos. Burke: os emprega, porém, sem tornar rígida a oposição binária, colocando um e outro em uma estrutura mais ampla.
• No Marxismo: Raymond Williams: substitui a formula base X superestrutura (“rígida”) por “relações entre elementos no modo de