fichamento PETER BURKE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – ICHL
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
HISTÓRIA CULTURAL DA AMAZÔNIA
REGIANE ALVES BINDÁ
FICHAMENTO DE CITAÇÕES: Burke, Peter, 1937-O que é história cultural? / Capítulo 1: A Grande Tradição.
MANAUS – AM
2014
Burke, Peter, 1937-O que é história cultural? / Capítulo 1: A Grande Tradição.
“A história cultural não é uma descoberta ou invenção nova.” (p.15)
“A história pode ser dividida em quatro fases: a fase “clássica”; a fase da “história social da arte”, que começou na década de 1930; a descoberta da história da cultura popular, na década de 1960; e a “nova história cultural”.” (p.15/16)
“O período entre 1800 e 1950 foi uma etapa que poderia se chamar de história cultural “clássica”.” (p. 16)
“(...) no sentido de que foi um tempo em que os historiadores culturais concentravam-se na história dos clássicos, um “cânone” de obras-primas da arte, literatura, filosofia, ciência e assim por diante.” (p. 16)
“(...) Huizinga declarava que o principal objetivo do historiador cultural era retratar padrões de cultura, em outras palavras, descrever os pensamentos e sentimentos de uma época e suas expressões ou incorporações nas obras de literatura e arte. O historiador sugeria ele, descobre esses padrões de cultura estudando “temas”, “símbolos”, “sentimentos” e “formas”.” (p. 18/19)
“Algumas das maiores contribuições à história cultural desse período, especialmente na Alemanha, vieram de acadêmicos que não trabalhavam nos departamentos de história.” (p. 20)
“Panofsky, por exemplo, escreveu um ensaio clássico sobre a interpretação de imagens, uma hermenêutica visual que distinguia “iconografia” (a interpretação do tema da Última Ceia, por exemplo) de “iconologia”, mais ampla, que desvela a visão de mundo de uma cultura ou grupo social “condensada em uma obra”.” (p. 23)
“Nos Estados Unidos do começo do século XX, a palavra-chave era “civilização”, mais que “cultura”, como no livro