fichamento do livro "O Leviatã"
Fichamento desenvolvido com base no livro Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. MALMESBURY, Thomas Hobbes. Edição 1999, São Paulo, SP. Nova Cultura, LTDA. 1999. PP 83-262., na disciplina de Ciência Política I, ministrada pelo profº Leonardo Barbosa no curso de Ciências Sociais.
Aluna: Bárbara Borges
Jul/2013
Capítulo X
De poder, valor, dignidade honra e merecimento
O poder de um homem consiste nos meios de que dispõe para obter qualquer visível bem futuro, pode ser original ou instrumental. (p. 83)
O poder natural é a eminência das faculdades do corpo ou espírito. Os poderes instrumentais são os que adquirem mediante os anteriores ou por acaso. (p. 83)
O maior dos poderes humanos é aquele que é composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento numa pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos seus poderes de dependência de sua vontade: poder de um Estado. (p. 83)
A riqueza aliada a liberdade é poder. A reputação do poder é poder. A reputação do amor a nação de um homem também o é pelas mesmas razões. (p. 83)
Qualquer qualidade que torna um homem amado ou temido por muitos é poder. (p. 83)
O sucesso é poder, pois trás reputação, sabedoria e boa sorte. (p. 83)
O sucesso é poder, pois trás reputação, sabedoria e boa sorte. (p. 83)
A reputação de prudência na conduta da paz ou da guerra é poder; a nobreza é poder; a eloqüência é poder; a beleza é poder; a ciência é um pequeno poder porque não são eminentes e consequentemente não são reconhecidas por todos. (p. 84)
As artes de utilidade publica são poder, pois facilitam a defesa e são garantia de vitória. (p. 84)
O valor de um homem é seu preço, portanto não absoluto mas algo que depende da necessidade e julgamento de outrem. (p. 84)
A chamada “dignidade” é valor publico de um homem, aquele que lhe é atribuído pelo Estado. (p. 84)
Elogiar, obedecer, oferecer grandes presentes, ser solicito em promover o bem do outro,