Fichamento do capítulo xix do livro leviatã
SOBRE AS DIVERSAS ESPÉCIES DE GOVERNO POR INSTITUIÇÃO E SOBRE A SUCESSÃO DO PODER SOBERANO
As diferentes formas de governo são apenas três – Tirania e oligarquia não passam de nomes diferentes da monarquia e da aristocracia – Os perigos dos representantes subordinados – Comparação da monarquia com as assembléias soberanas – Do direito de sucessão – O monarca atual tem o deito de decidir a sucessão – A sucessão realizada mediante palavras expressas ou pela ausência de controle de um costume, ou pela suposição de uma afeição natural – Decidir da sucessão, mesmo em favor do rei de outra nação, não é ilegítimo
- Consiste a desigualdade entre os governos na diferença do soberano ou pessoa representante de todos os membros da multidão. Posto que a soberania reside em um homem ou uma assembléia de homens. Em tal assembléia ou todos tem o direito de participar, ou nem todos, mas apenas certos homens distinguidos do restante, torna-se evidente que só pode haver três espécies de governo. Pois, o representante é necessariamente um homem ou mais de um. Caso seja mais de um a assembléia será de todos ou de apenas uma parte. Quando o representante é um só homem, o governo chama-se monarquia, quando é uma assembléia de todos que se reuniram, é democracia ou governo popular. Quando é uma assembléia apenas de uma parte, chama-se-lhe aristocracia. (p. 140).
- Não pode haver outras espécies de governo, porque o poder soberano inteiro [...] tem de pertencer a um ou mais homens ou a todos. (p. 140).
- [...] tirania e oligarquia [...]. Não se trata, todavia, de outras formas de governo, e sim das mesmas formas quando são detestadas. Aqueles que estão descontentes com uma monarquia chamam-lhe tirania. Aqueles a quem desagrada uma aristocracia chamam-lhe oligarquia. Do mesmo modo, os que se sentem prejudicados por uma democracia chamam-lhe anarquia – o que justifica ausência de governo. (p. 140-141).
- Se já estiver