Fichamento Thomas Hobbes de Mamesbury O Leviat
6473 palavras
26 páginas
Fichamento: Thomas Hobbes de Mamesbury - LeviatãNome: Víctor Rodrigues Nascimento Vieira
I – Sobre o Autor:
Hobbes (1588 – 1697) nasceu de uma família pobre, mas teve seus estudos bancados pela nobreza, o que possibilitou que tivesse contato com grandes pensadores da época como Galileu, Bacon e Descartes.
Foi contemporâneo da Revolução Puritana na Inglaterra, época de uma crescente tensão política e social que originou uma guerra civil entre monarquistas (que ele defendia) e os parlamentaristas protestantes. Quando começaram as execuções dos monarquistas ele viu-se obrigado a fugir para a França, local onde sob a proteção dos monarquistas exilados, continuou seus escritos, porém em uma situação bem precária.
II – Sobre a Obra:
Sua obra mais famosa, Leviatã, mostra uma visão do Estado e sua relação com o indivíduo essencialmente moderna em sua concepção da política. O pensamento político do autor fundamenta-se na teoria contratualista.
Na Inglaterra, suas obras tinham sido proibidas, pelo teor monarquista que apresentavam e por parecerem ateístas, mas na verdade somente defendiam a secularização do Estado.
Uma das interpretações do livro Leviatã permite-nos dizer que “o homem é o lobo do próprio homem”, em outras palavras, “o homem é mau por natureza” e por isso necessita abdicar de sua liberdade para por em prática o contrato social, que originará o Estado.
III – Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil:
Os principais pontos da obra Leviatã são O Estado de Natureza do Homem e o Contrato Social que serão abordados em seguida.
Capítulo X – Do poder, valor, dignidade, honra e merecimento
Poder: poder de um homem (universalmente considerado) consiste nos meios que presentemente dispõe para obter qualquer visível bem futuro. Pode ser original ou instrumental.” (pág. 83)
Na diferenciação dos tipos de poder há o poder natural que é a eminencia das faculdades do corpo ou do espírito; e o poder instrumental, que é adquirido mediante os poderes