fghjkl
Definição: Violência no trabalho são situações em que as pessoas são agredidas fisicamente, psicologicamente ou moralmente, devido à hierarquia da empresa, e essas situações nas quais as pessoas são submetidas levanta uma questão de direitos humanos, e com isso afeta a eficiência e o sucesso das organizações.
Punição: Não há uma lei concreta para este crime, mas o trabalhador pode recorrer a uma indenização e o acusado pode ser preso de acordo com a gravidade da discriminação em relação ao ambiente de trabalho.
Assédio Moral:
É quando o funcionário se sente perseguido pelo chefe e quem usa a sua posição de chefia para humilhar de maneira frequente o subordinado, praticando ações como:
Dar instruções confusas, imprecisas ao trabalhador;
Sobrecarregar o trabalhador de tarefas;
Exigir sem necessidades trabalhos urgentes;
Ignorar o funcionário na frente de outras pessoas;
Fazer críticas ou brincadeiras de mau gosto.
Quando uma pessoa sofre assédio moral dentro do seu ambiente de trabalho ela tem que ter testemunhas para fazer valer o processo contra esse crime.
O calculo para indenização leva em consideração o tempo de duração do assédio e a parte econômica da empresa. A justiça entende que quando o assédio é cometido pelo chefe, quem sofre as consequências é o dono da empresa.
O assédio moral é a exposição do funcionário a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho. Essa exposição tem que ser de uma forma repetitiva, tem que se prorrogar pelo tempo, porque um ato isolado não vai caracterizar o assédio moral.
A justiça não sabe muito bem como lidar com essa situação. No Brasil ainda não há uma lei que defina o que é e quais as punições que devem ser aplicadas.
No Brasil boa parte das reclamações é sobre perseguição, constrangimento e humilhações frequentes. Em parte porque a crise faz com que os empregadores queiram se desfazer de boa parte de sua mão de obra, e isso leva a perseguição