Pai nosso
É o resultado de uma reação química exotérmica (liberação de calor) denominada combustão, também caracterizada pela presença de luz. Para que se processe esta reação é necessária a presença de três elementos: combustível, comburente e temperatura de ignição.
1.2) DIFERENÇA ENTRE FOGO E INCÊNDIO:
O fogo é e uma reação química, enquanto incêndio é toda e qualquer destruição ocasionada pelo fogo, que se processar fora do desejo e do controle humano, com prejuízos consideráveis e não previstos.
1.4) QUADRILÁTERO DO FOGO:
COMBUSTÍVEL:
É toda matéria suscetível de queima, como por exemplo madeira, papel, carvão, fibras vegetais, gasolina, álcool, éter, óleo diesel, metano, propano, butano etc.
COMBURENTE:
É todo agente químico que conserva a combustão. Os comburentes mais conhecidos são: o Oxigênio e, sob determinadas condições, o cloro.
TEMPERATURA DE IGNIÇÃO:
É a temperatura em que os combustíveis começam a soltar vapores ou gases e, em contato com o ar, entram, se mantém em combustão e incentivam a sua propagação.
REAÇÃO EM CADEIA:
Torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.
1.7) PONTOS DE FULGOR, COMBUSTÃO E IGNIÇÃO:
PONTO DE FULGOR:
Temperatura mínima onde os elementos combustíveis começam a DESPRENDER VAPORES, que podem se incendiar em contato com uma FONTE EXTERNA DE CALOR. A combustão se interrompe quando se afasta a fonte externa de calor.
PONTO DE COMBUSTÃO: Temperatura mínima onde os GASES DESPRENDIDOS entram em combustão em contato com uma fonte externa de calor, e continuam queimando, ao se afastar a fonte de calor.
PONTO DE IGNIÇÃO:
Temperatura mínima onde os gases desprendidos entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer fonte de calor.
MÉTODOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR: