Fluidos orgânicos
Os fluidos orgânicos (Jin Ye) são os líquidos orgânicos que umedecem e lubrificam o organismo para além do Sangue, que é considerado em separado devido à sua importância na medicina chinesa.
Origem e tipos de fluidos orgânicos
A figura 12 ilustra o complexo ciclo da origem e da transformação dos fluidos orgânicos.
Os fluidos orgânicos tém origem no processo em que o Baço e o Estômago atuam sobre os alimentos ingeridos. Na medicina chinesa, uma das importantes funções do Baço é separar os fluidos "puros" dos fluidos "impuros" que são introduzidos no organismo com os alimentos.
Os fluidos "puros" são enviados para os Pulmões, onde são posteriormente separados em fluidos "leves" e fluidos "densos". Os fluidos "leves" são dispersados pelos Pulmões para alimentar e umedecer a pele e os músculos do corpo, enquanto os fluidos "densos" são enviados para os Rins. A ação quente de Yang dos Rins separa ainda os fluidos "densos" enviando o fluido refinado de volta para umedecer os Pulmões, enquanto os fluidos impuros vão dos Rins para a Bexiga, onde são excretados na forma de urina.
Além deste processo, os fluidos "impuros" do Baço são enviados para o Intestino Delgado, que os divide em fluidos mais puros - enviadospara a Bexiga - e mais impuros - enviados para o Intestino Grosso para eventual excreção na forma de fezes, muito embora também aí uma parte mais pura possa ser reabsorvida pelo organismo. A parte final do ciclo dos fluidos orgânicos implica ainda uma ulterior separação na Bexiga, onde o fluido "puro" é reenviado para o organismo por ação do San Jiao ou Triplo Aquecedor. O "impuro" é excretado na forma de urina.
Como é óbvio, a produção e a circulação de fluidos orgânicos é um processo sutil e complexo na medicina chinesa. Em todas as fases Wi um processo contínuo de separação e reciclagem por forma a assegurar que a máxima quantidade de fluido benéfico seja extraida e usada pelo organismo.
Essencialmente, existem dois