Fichamento do livro segundo do emílio de rousseau
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO
1º PERÍODO DE PEDAGOGIA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
A Educação de Emílio
Livro Segundo
Marina Mendes Barros Coimbra
São Luís- MA
07/2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO
1º PERÍODO DE PEDAGOGIA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
A Educação de Emílio
Livro Segundo Fichamento referênte a segunda nota do primeiro período de pedagogia - filosofia da educação I
Marina Mendes Barros Coimbra
São Luís- MA
07/2011
A Educação de Emílio
Livro Segundo Marina Mendes Barros Coimbra Conservai a criança tão- somente na dependência das coisas; tereis seguido a ordem da natuez nos precessos de sua educação. (...) Só a experiência e a impotência devem ser para ela leis.
Observações Iniciais
Este é o segunda fase da educação de Emílio, é considerada por Rousseau como: "período da vida em que realmente termina a infância". É um período de descobertas de processos naturais como a substituição do choro pela fala, dos primeiros passos e da consciência de si mesmo.
Aqui, ele procura mostrar que a natureza, sempre, deve ser o principal guia da criança, bem como qual a melhor forma do preceptor proceder com a criança.
1 - Infans puer
Este é o segundo período na vida de Emílio; A fala começa a ser desenvolvida e o choro não é mais a única forma de contato. Sengundo as palavras de Rousseau:
Quando as crianças cmeçam a falar, choram menos. Esse progresso é natural: uma linguagem é substituída por outra. Desde que podem dizer que sofrem com palavras, por que diriam com gritos, a não ser quando a dor é demasiado vivas para que a palavra a possa exprimir? Se continuam então a chorar, a culpa cabe às pessoas que as cercam. A partir do momento em que Emílio disser: está-me doendo, somente dores muito agdas o levarão a chorar.
Nesta fase, cabe ao aduldo