Fichamento do livro emilio ii
Emilio. Ou, Da educação / J.-J. Rousseau ; tradução Roberto Leal
Ferreira. – 3ª Ed. – São Paulo : Martins Fontes, 2004. – (Paidéia)
Titulo original: Émile, ou, De l’éducation.
1.Educação – Filosofia 2.Pedagogia 3. Rousseau, Jean-Jacques,
1712-1778 I. Título. II Título: Da educação. III. Serie.
Introdução Biográfica
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) nasceu em Genebra, no dia vinte e oito de junho. Ele teve grandes influências de Paris e da França, mas se orgulhava de sua origem genebrina e de ser um cidadão dessa cidade. Os antepassados de Rousseau eram de origem francesa. Ele tinha respeito pela
França. Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa sendo aluno do pastor Lambercier. Gostava de passear pelos campos. Em certa ocasião, encontrando os portões da cidade fechados, quando voltava de uma de suas saídas, opta por vagar pelo mundo. Acaba tendo como amante uma rica senhora e, sob seus cuidados, desenvolvendo o interesse pela música e filosofia. Longe de sua protetora, que agora estava em uma situação financeira ruim e com outro amante, ele parte para Paris.
Rousseau, então famoso na elite parisiense, é convidado para participar de discussões e jantares para expor suas idéias. Ao contrário de seu grande rival Voltaire, que também não tinha o sangue azul, aquele ambiente não o agradava. Teve cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato. Uma ironia, já que anos depois escreve o livro Emílio, ou Da Educação que ensin a sobre como se deve educar as crianças. Fichamento – Emílio (Livro II)
Logo no início do livro II do Emílio, Rousseau abordará a questão do choro infantil e manifestará seu posicionamento diante de tal questão.
Rousseau afirmará a existência na criança de uma espécie choro normal e um choro que seria parecido com o que popularmente chamamos de manha, isto é, a primeira espécie de choro seria natural e a segunda seria um mau