Fichamento do Livro Marketing Contra a Pobreza
Avaliação e Escolha das Prioridades no Mercado-Alvo. (pp. 117 - 139).
Quinto capítulo.
______________________________________________________________________
KOTLER, Philip; LEE, Nancy. Marketing Contra Pobreza. Trad. Ed. Artmed Editora S.A. São Paulo. 2009.
______________________________________________________________________
Os autores iniciam este capítulo falando sobre as escolhas do mercado alvo, prioridades e tarefas principalmente desenvolvidas quando se trada de pobreza.
Citam também como exemplo a Fundação Bill e Mellinda Gates, como referência, pelo famoso trabalho com educação global.
Os autores mostram que nos anos 2000, a organização Gates começou com a proposta de evitar que crianças cresçam em carros e abrigos ou até mesmo nas ruas e também pessoas desabrigadas. A organização priorizou o segmento dos sem teto e utilizou estratégias para levar esse grupo a ter um lar e quem sabe um trabalho e um futuro melhor.
Os autores trouxeram em seu capítulo dados traçados e os objetivos e metas da fundação Gates, ficando possível perceber que as famílias necessitam de serviços de apoio integrados para ajudar a criar uma estabilidade real em sua vida, e principalmente, progredir rumo a autossuficiência.
Os autores ensinaram alguns modelos para avaliar segmentos: nível de pobreza, modelo de triagem, estágios de mudança, múltiplos fatores e mapeamento da pobreza
Segundo os autores o uso de nível de pobreza mostra este modelo aparentemente simplista usa apenas um critério para avaliar e depois escolher as prioridades de segmento de mercado - O nível de pobreza. Ainda neste seguimento, as estimativas de níveis de pobreza são desenvolvidas para um micromercado identificado em um exercício de segmentação e, em seguida, usadas para consideração.
Os autores no modelo de triagem já exemplificam mais, como o modelo sugere, pois é um modelo médico para avaliar os segmentos potenciais para as ações