Envelhecimento E Doen As Cr Nicas
Link para este post Notificar erro
Enviar para amigo
Parte superior do formulário Parte inferior do formulário
Envelhecimento e doenças crônicas
Estudos na área da epidemiologia do envelhecimento apontam as doenças crônicas (tais como cardiopatias, diabetes tipo 2, hipertensão, complicações em decorrência da Doença de Alzheimer, dentre outras) como as principais causas da mortalidade de idosos.
Antigamente, as doenças infectocontagiosas eram as verdadeiras vilãs, porém muitas delas foram combatidas ou controladas através de medidas como saneamento básico, vacinas e uso de antibióticos.
As doenças crônicas não levam a óbito a curto prazo. Porém, não existem métodos efetivos de prevenção (como vacinas) ou mesmo remédios e cirurgias que visem sua cura. Estas doenças podem ser controladas através de medidas relativamente simples, mas nem todas as pessoas conseguem aderir: a prevenção (consultas e exames médicos preventivos, antes da doença se instalar), a adoção de hábitos de vida saudáveis (alimentação balanceada, prática de atividade física, preservação de horário reservado para dormir, evitar stress), um possível tratamento (remédios, controle médico, realização de exames periódicos). Muitas pessoas, devido a uma série de motivos, não podem ou não querem adotar tais medidas em seu cotidiano, o que acaba comprometendo mais seu estado de saúde.
Algumas dicas simples ajudam a prevenir doenças ou mesmo a manter a qualidade de vida de pessoas que já possuem alguma patologia, sempre lembrando que a prevenção e o tratamento de doenças (em especial aquelas crônicas associadas ao processo de envelhecimento) devem visar uma abordagem biológica, psicológica e social. Seguem algumas dessas dicas.
Vá ao médico com freqüência, seja para realizar exames preventivos ou quando sentir alguma coisa estranha em seu organismo. Você pode ser a primeira pessoa a perceber que há algo estranho em seu