Fichamento Discurso na vida e na arte
“Um ponto de vista falacioso, mas encontrável mesmo em alguns marxistas, entende que o método sociológico só se torna legítimo naquele ponto em que a forma poética adquire complexidade através do fator ideológico (o conteúdo) e começa a se desenvolver historicamente nas condições da realidade social externa.” (V. N. Voloshinov / M. M. Bakhtin, pág. 01)
De acordo com este ponto de vista citado acima, a forma em si e por si tem sua própria natureza e seu sistema de determinação de caráter, este não só sociológico mas especificamente artístico. Esta visão desmente as bases do método marxista. “A conseqüência disso e de pontos de vista similares é que forma e conteúdo, teoria e história, são deixados separados.” (V. N. Voloshinov / M. M. Bakhtin, pág. 01)
“Mas não podemos descartar esta visão equivocada sem uma investigação mais detalhada; ela é muito característica de todo o estudo moderno das artes.” (V. N. Voloshinov / M. M. Bakhtin, pág. 01)
Apesar de tudo, deve se reconhecer que a sociologia tem tratado temas de maneira clara na história da literatura e com isto não tem realizado nenhuma tentativa para utilizar seus métodos no estudo da imanente da obra de arte.
“Para comprovar este fato basta examinar qualquer trabalho moderno sobre poética ou mesmo sobre o estudo da teoria da arte em geral. Não encontraremos um traço de qualquer aplicação de categorias sociológicas. A arte é tratada como se ela fosse não sociológica “por natureza”, exatamente como é a estrutura física ou química de um corpo. ” (V. N. Voloshinov / M. M. Bakhtin, pág. 02)
Grande parte dos estudiosos de arte da Europa ocidental e da Rússia pretender ver a literatura e a arte como um todo e defendem o estudo da arte como uma disciplina especial, sendo assim contra assuntos sociológicos, sejam eles de